Comunicação

O nosso email: pontonodesporto@hotmail.com

sábado, 17 de setembro de 2011

Entrevista com CÉSAR FONTE



PN -> 1. Sente-se feliz na equipa em que esta?
CF -> 1. Sim,  foi a equipa que me deu a oportunidade de dar o salto para o escalão profissional em 2010 e desde o primeiro dia fui sempre bem tratado por todos elementos da equipa. Neste momento estou muito feliz na Barbot/Efapel e acredito que em Portugal é a equipa ideal para eu continuar a evoluir como ciclista.
PN -> 2. Qual a vitoria mais importante da tua carreira?
CF -> 2. Todas vitorias são muito importantes para um ciclista,  mas as de este ano são as mais importantes porque foram as minhas primeiras vitorias como ciclista profissional. Mas destaco três, a minha primeira vitoria como profissional no GP Abimota na 2ªetapa, na volta Tenerife a vitória na 2ª etapa porque também foi a minha primeira vitoria com a camisola da selecção nacional e por último destaco também a minha conquista na volta ao Algarve ao vencer a camisola das metas volantes, acho que é a corrida com mais nível em Portugal com a presença dos melhores ciclistas do mundo e ganhar uma camisola nessa competição não é nada fácil.
PN -> 3. Equipa dos teus sonhos?                                                   
CF -> 3. Bem a equipa dos meus sonhos é a Movistar Team, não é a equipa mais poderosa do mundo, mas é uma equipa que eu admiro desde de muito novo ainda do tempo que se chamava Banesto e corria o poderoso Miguel Indurain. É uma equipa já com alguns anos e continua ano após ano na maior rota do ciclismo mundial sempre com grandes resultados.
PN -> 4. Ciclistas favoritos?
CF -> 4. Os ciclistas que mais admiro e com quem continuo aprender muito é o Rui Sousa mais que amigo e colega de equipa, e Rui Lavarinhas ex: ciclista profissional, dois amigos, colegas de treino mas que tem um currículo já muito enorme de bons resultados, depois sou fã do Alexandre Valverde para mim o ciclista mais completo do mundo e actualmente Philippe Gilbert é o ciclista da actualidade mais atacante do mundo, gosto muito desse tipo de ciclistas.
PN -> 5. Sente-se triste por não estar presente nos campeonatos do mundo?
CF -> 5. Não posso dizer que estou triste, mas claro que ficava muito mais contente de estar presente nos mundiais de este ano, tive um final de época excelente e poderia ter um bom desempenho nos campeonatos do mundo. Mas o seleccionador tem que tomar opções e ele achou mais correcto convocar outros ciclistas.
PN -> 6. Achas que podes sair da tua equipa brevemente, para uma equipa mais conhecida mundialmente?
CF -> 6. O meu desejo é curto prazo poder integrar uma equipa internacional que possa dar a oportunidade de correr corridas mais importantes a nível mundial, mas para já estou na Barbot/Efapel equipa que tenho dignificar o melhor possível.
PN -> 7. O que achas que ainda tens que melhorar muito?
CF -> 7. A sempre aspectos a melhorar mas o principal é mesmo no contra relógio, acho que neste tipo circunstancias sou muito inferior a outros ciclistas, e para se poder ganhar uma corrida por etapas o contra relógio acaba por ser uma disciplina que faz muitas diferenças.  
PN -> 8. O que achas de que há de tão interessante e especial no ciclismo?
CF -> 8. O ciclismo acaba por ter uma tradição de já muitos anos, depois é um desporto que traz multidão às estradas e que no meio disso tudo traz o convívio entre pessoas desconhecidas. Acaba-se por fazer a volta do ciclismo uma festa, ou contrario de muitos desportos nos ciclistas nas corridas estamos em contacto direito com os adeptos algo não muito comum no desporto.
PN -> 9. Achas que a decisão da nova equipa RadioShack-Nissan-Trek em não contar mais com Sergio Paulinho, apesar de este ter dado espectáculo na Vuelta?
CF -> 9. Não estou muito por dentro desse assunto, mas porque tem ouvido falar o Sergio Paulinho poderá ter acertado para próximo ano pela Saxo Bank do A. Contador. Sendo assim continua numa das mais poderosas equipas do mundo e com o melhor ciclista do mundo por etapas na sua equipa.
PN -> 10. Qual achas que neste momento e o melhor ciclista português?
CF -> 10. Para mim o Rui Costa é o melhor, é um ciclista novo, completo e com uma leitura de corrida muito boa. A continuar a evoluir assim será sem dúvida um nome a ter em conta a nível mundial para os próximos anos.
PN -> 11. Quem achas que ira vencer o campeonato do mundo de estrada?
CF -> 11. Apesar de toda gente dizer que este mundial é para sprinters, eu aposto no Philippe Gilbert.
PN-> 12. E o de contra-relógio?
CF-> 12. Tony Martin mostrou que está em grande forma para este mundial, mas acredito que entre ele e o Cancellara sairá o vencedor.
PN -> 13. O que tens a dizer sobre o "arrumar da bicicleta" por parte de Carlos Sastre?
CF -> 13. Foi um ciclista exemplar na sua carreira,  aproveitou as suas oportunidade e acabou por vencer um Tour que marcou a carreira deste grande ciclista, mas acho que acaba a carreira na altura certa.

Sem comentários:

Enviar um comentário