Comunicação

O nosso email: pontonodesporto@hotmail.com

sábado, 14 de julho de 2012

André Greipel vence a 13ª etapa do Tour de France



André Greipel venceu a etapa nº 13 do Tour de France, batendo ao sprint o camisola verde Peter Sagan e Edvald Boasson Hagen. Numa etapa plana de 217 km com alguns momentos emocionantes nos últimos 40 km com o vento a provocar cortes no pelotão e com uma 3ª categoria a quebrar o pelotão principal, no final foi a 3ª vitória na 99ª edição do Tour para o gorila germânico. Bradley Wiggins mantém a sua liderança ao chegar dentro do grupo do vencedor.

A Etapa


A etapa nº 13 do Tour de France ligou as localidades de Saint-Paul-Trois-Châteaux a Le Cap Agde, num percurso praticamente plano de 217 km. No dia nacional de França, o único ponto de interesse viria a 25 km da meta com uma subida curta mas muito dura e as previsões apontavam para uma luta ao sprint.

A etapa começou com as tentativas de fuga. Inicialmente composta por 5 ciclistas, a fuga formou-se logo dentro dos primeiros 5 km com mais 3 ciclistas a juntarem-se ao grupo da frente alguns km mais a frente. Ao km 30 a fuga composta por Maxime Bouet, Michael Morkov, Jerome Pineau, Matthieu Ladagnous, Samuel Dumoulin, Roy Curvers, Pablo Urtasun e Jimmy Engoulvent tinha uma vantagem superior a 6 minutos sobre o pelotão.

A etapa foi desenrolando-se sem incidentes, com o pelotão liderado pela Orica GreenEdge a retirar lentamente tempo à fuga, que chegou a ter uma vantagem superior a 7 minutos ao km 55. Enquanto a vantagem da fuga baixava dos 5 minutos ao km 80, Tony Gallopin abandonava o Tour.

A 90 km da meta os ciclistas atingiam o sprint intermédio. No pelotão houve luta pelos pontos restantes, com Sagan a bater Matthew Goss no mini-sprint. Entretanto, Peter Velits embatia contra as barreiras, mas a queda não foi grave para o eslovaco. O trabalho da GreenEdge continuava-se a sentir e com 70 km para a meta a vantagem da fuga era de apenas 2’20. A situação da corrida não era de agrado da fuga e Michael Morkov atacou os seus companheiros de fuga e isolou-se na frente de corrida.

Com menos de 50 km para a meta, Morkov ganhava uma vantagem superior a um minuto ao grupo de fugitivos, enquanto a equipa da BMC acelerava o ritmo na frente do pelotão numa tentativa de causar cortes no pelotão, mas sem sucesso. A 35 km da meta o Morkov continuava na frente com 2’35 sobre o pelotão. A BMC voltou a tentar causar cortes no pelotão e agora a equipa de Cadel Evans foi bem-sucedida, com vários ciclistas a perderem o contacto com o pelotão, mas nenhum ciclista importante na luta pelo top10.

Morkov mantinha-se ainda na frente da corrida na base do Mont Saint-Clair. Mas essa situação alterou-se rapidamente com a subida de 3ª categoria e o Morkov foi apanhado pelo pelotão ainda antes do meio da subida. Cadel Evans e Jurgen Van Den Broeck eram os ciclistas a impor o ritmo na subida, mas com os outros favoritos a manterem-se por perto.

Após a subida do Mont Saint-Clair o grupo da frente estava reduzido a 40 ciclistas, com muitos dos sprinters em grupos atrasados. Alexander Vinokourov e Michael Albasini lançaram um ataque a 16 km da meta e mantiveram-se na frente até aos 3 km finais. No final, foi o camisola amarela Bradley Wiggins a lançar o sprint para o seu companheiro Edvald Boasson Hagen que terminou em 3º, com André Greipel a vencer sobre Peter Sagan por uma distância mínima.

As Classificações


Apesar dos cortes no pelotão que ocorreram nos últimos 50 km, o top10 da classificação geral mantém-se inalterado. Bradley Wiggins mantém a camisola amarela, Peter Sagan mantém a camisola verde e alarga a sua vantagem para os seus rivais, Fredrik Kessiakoff mantém a camisola das bolinhas e Tejay Van Garderen mantém a camisola branca.


Classificação da etapa:
1.           André Greipel (Ger) Lotto Belisol – 4:57:59
2.           Peter Sagan (Svk) – s.t.
3.           Edvald Boasson Hagen (Nor) – s.t.
4.           Sébastien Hinault (Fra) Ag2R La Mondiale – s.t.
5.           Daryl Impey (RSA) Orica GreenEdge – s.t.
6.           Julien Simon (Fra) Saur-Sojasun – s.t.
7.           Marco Marcato (Ita) Vacansoleil-DCM – s.t.
8.           Philippe Gilbert (Bel) BMC – s.t.
9.           Peter Velits (Svk) Omega Pharma-QuickStep – s.t.
10.        Danilo Hondo (Ger) Lampre-ISD – s.t.
35.        Rui Costa (Por) Movistar – s.t.
118.    Sérgio Paulinho (Por) Saxo Bank-Tinkoff Bank – 0:14:04

Classificação geral:
1.           Bradley Wiggins (GBr) Sky – 54:34:33
2.           Christopher Froome (GBr) Sky – 0:02:05
3.           Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale – 0:02:23
4.           Cadel Evans (Aus) BMC – 0:03:19
5.           Jurgen Van Den Broeck (Bel) Lotto Belisol – 0:04:48
6.           Haimar Zubeldia (Esp) RadioShack-Nissan – 0:06:15
7.           Tejay Van Garderen (USA) BMC – 0:06:57
8.           Janez Brajkovic (Slo) Astana – 0:07:30
9.           Pierre Rolland (Fra) Europcar – 0:08:31
10.        Thibaut Pinot (Fra) FDJ-Big Mat – 0:08:51
19.        Rui Costa (Por) Movistar – 0:19:02
77.        Sérgio Paulinho (Por) Saxo Bank-Tinkoff Bank – 1:29:50

Sem comentários:

Enviar um comentário