Comunicação

O nosso email: pontonodesporto@hotmail.com

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Antevisão do Tour: Etapa 17



A etapa nº 17 do Tour de France leva os ciclistas de Bagnères-du-Luchon a Peyragudes, na última etapa dos Pirenéus. Num percurso de 143.5 km (o mais curto desta edição do Tour, se excluirmos a etapa para Paris) e com alta montanha hoje é o dia para os últimos grandes ataques entre os homens que lutam pela classificação geral, entre os que ainda procuram uma vitória numa etapa e entre os que lutam pela classificação da montanha. Para tal, os ciclistas enfrentam 5 contagens de montanha, incluindo uma categoria extra e duas 1ª categoria, a caminho da meta que se situa no resort de desportos de inverno de Peyragudes, que faz hoje a sua estreia na Grande Boucle.

As Montanhas


  • KM 27.5 – Col de Menté 1349m – 9.3 km a 9.1% - 1ª Categoria
  • KM 55.5 – Col des Ares 797m – 6 km a 5.3% - 2ª Categoria
  • KM 76 – Côte de Burs 592m – 1.2 km a 7.6% - 3ª Categoria
  • KM 111.5 – Port de Balès 1755m – 11.7 km a 7.7% - Categoria Extra
  • KM 142.5 – Peyragudes 1603m – 15.4 km a 5.1% - 1ª Categoria


Curiosamente, os ciclistas começam a etapa de hoje na base da última subida do dia o que torna a etapa quase num circuito. Os primeiros km são feitos em ligeira descida. As tentativas de fugas irão suceder-se umas às outras, mas certamente que a fuga só ficará definida na 1ª montanha do dia, cuja ascensão começa logo ao km 17.

O Col de Menté é uma subida muito dura, como se pode ver no gráfico. Uma subida irregular com um miolo particularmente difícil, com inclinações médias entre os 9% e os 11%. Os 2 km seguintes “suaviza” para os 8% antes dos 300m finais outra vez a 10%. A descida de 15 km não é das mais técnicas, mas requer que seja feita com atenção.

Os ciclistas entram, após a descida, na parte da etapa mais calma e mais fácil. São 50 km em terreno acidentado ou plano. Os ciclistas passam pelo acessível Col des Ares, de seguida encontram 20 km de terreno sensivelmente plano antes da pequena colina de Côte de Burs. Após a contagem de 3ª categoria são 5 km planos até ao sprint intermedio, cujo o acesso é feito em terreno relativamente plano e sem qualquer dificuldade nos últimos 1500 metros, mais 5 km planos até à zona de abastecimento. A partir dessa zona os ciclistas começam ligeiramente a subir durante 10/15 km em direção ao início da única contagem de montanha de categoria extra do dia.

O Port de Balès é uma subida muito dura, apesar de só recentemente ter sido começada a ser utilizada no Tour, primeiro em 2007 e depois em 2010, onde foi palco do famoso caso da corrente de Andy Schleck. A subida é ingreme, mas com muitas alterações no gradiente de inclinação com zonas a 6.5% e outras zonas a 10%. De realçar que, apesar da organização só categorizar 12 km da subida, a ascensão começa bem mais cedo, com 6/8 km em subida antes de entrar nos km apresentados no gráfico.


A descida é longa, técnica e sinuosa com muitas curvas e contracurvas, mas também apresenta alguns km de plano. Quando a descida termina, os ciclistas entram logo em nova ascensão, no Col de Peyresourde. Ultrapassado já na etapa de ontem, no dia de hoje os ciclistas vão subir pelo lado de onde descerem na etapa anterior. O gradiente de inclinação é bem mais regular nesta subida e a ascensão será sempre feita entre os 7.5% e os 8.5%, exceto no km 3 que é a 4.5%. Após o topo os ciclistas entram numa descida curta de 2 km antes de voltarem a subir para a meta em Peyragudes.

O Final


Os ciclistas enfrentam os últimos km em subida do dia em direção à linha de meta. São apenas 3 km de ascensão, mas ainda com um km bem duro a 10%. A partir daí aligeira para os 7% e 6% para depois entrarem no último km da etapa que será em terreno plano. Estes km finais são a última oportunidade para os ciclistas fazerem as últimas diferenças de tempo nas montanhas do Tour de France.

Os Favoritos


É o último dia de montanha na 99ª edição do Tour de France e é também o mais curto. São as últimas oportunidades para os ciclistas que querem fazer diferenças de tempo na montanha, para os que querem vencer a camisola das bolinhas e para os que ambicionam com uma vitória em etapa nos Pirenéus.

No que diz respeito à classificação da montanha, a luta parece resumida a dois ciclistas que estão separados por apenas 6 pontos. Thomas Voeckler e Fredrik Kessiakoff terão necessariamente que lutar mais uma etapa pelos pontos nas principais montanhas do dia. Se ambos os ciclistas não tiverem em boas condições, poderá ser Chris Anker Sorensen a tomar conta da camisola das bolinhas, apesar de estar a 30 pontos de atraso.

Muitas equipas ainda não conseguiram vencer uma etapa nesta edição e hoje é provavelmente a última oportunidade para muitas delas. A Movistar é um desses casos e Juan Jose Cobo, com um 4º lugar numa etapa muito similar no Tour de 2007, pode muito bem tentar a sua sorte hoje, juntamento com o seu companheiro Alejandro Valverde. Após a tentativa falhada de ontem, seria interessante se hoje Brice Feillu e Daniel Martin estivessem outra vez ao ataque. A Rabobank tem também tentado muito nas últimas etapas e hoje pode ser o dia de Steven Kruijswijk.

Entre os homens que lutam por um lugar final no top10 em Paris, hoje é para muitos o último dia para fazer diferenças. E porque não atacar logo na primeira contagem de montanha do dia. Homens como Thibaut Pinot e Pierre Rolland sabem que com o contrarrelógio individual de sábado precisam de ganhar tempo a toda a concorrência. Com o muito tempo perdido ontem, Cadel Evans pode hoje tentar salvar a face ao atacar de longe. Jurgen Van Den Broeck tem a obrigação de atacar para tentar entrar no pódio, enquanto Vincenzo Nibali ainda é o único ciclista que pode pôr em perigo a camisola amarela de Bradley Wiggins.



A transmissão televisiva começa por volta das 12:00, podendo acompanhar a etapa na Eurosport à mesma hora, com o final da etapa previsto por volta das 16:00. A etapa será transmitida na totalidade pela Eurosport e sendo uma das etapas mais importantes do Tour aconselho a ser acompanhada desde o seu início.

Sem comentários:

Enviar um comentário