Comunicação

O nosso email: pontonodesporto@hotmail.com

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Antevisão do Tour: Etapa 9 (CRI)



A etapa 9 do Tour de France 2012 liga Arc-Et-Senans a Besançon num contrarrelógio individual de 41.5 km. Antes do 1º dia de descanso e depois de 2 etapas muito complicadas em terrenos montanhosos, o primeiro CRI a sério desta edição vai pôr à prova os ciclistas num percurso técnico e acidentado, onde os que querem lutar por um lugar no pódio em Paris não podem falhar.

O Percurso


O percurso do contrarrelógio é mais acidentado do que o perfil sugere. Apesar de não haver contagens de montanha, o CRI de hoje está longe de ser plano. O primeiro ponto de cronometragem está situado ao km 16.5 em Abbans-Dessus. Este ponto situa-se no topo de uma colina e o acesso ao topo não é nada suave, com 1,5 km de ascensão com rampas superiores a 10%. O segundo ponto de cronometragem está ao km 31.5 em Avanne-Aveney.

Entre os dois pontos de cronometragem existe uma seção de 10 km de descida intervalado por algumas pequenas seções de subida. Este é um período mais técnico do percurso, com várias curvas apertadas e com o gradiente de inclinação constantemente a variar. Após, este percurso mais técnico os ciclistas enfrentam a seção mais plana do percurso, que dura sensivelmente 9 km.

Os últimos km do percurso são feitos na sua maioria em descida, como podemos ver pelo gráfico, com mais uma ligeira subida a 5 km da meta. A estrada continua a ser manhosa, com curvas apertadas e a inclinação da estrada sempre a variar. Outro ponto que pode vir a ser um fator na corrida é o estado do tempo, pois existe a possibilidade de chuva para a tarde.

Os Favoritos


Besançon é a capital francesa na criação e produção de relógios, por isso, que melhor candidato à vitória do que o relógio suíço Fabian Cancellara. Depois da vitória no prólogo e de manter a camisola amarela durante 6 dias, o homem da RadioShack tem agora a vitória no CRI como o seu objetivo nº1.

Enquanto Cancellara é uma certeza que vai lutar pela vitória na etapa, o campeão do mundo do contrarrelógio Tony Martin mantém-se uma incógnita. Após um infortúnio no prólogo tirou-lhe a chance de lutar pela vitória e uma queda logo nas primeiras etapas tem-lhe obrigado a recuperar durante toda a semana, a sua forma para CRI não é clara. (Nota: Segundo algumas fontes, Tony Martin abandona o Tour após o CRI de hoje)

Dentro dos favoritos à classificação geral, o favorito para bater a concorrência e mesmo ganhar a etapa é o camisola amarela Bradley Wiggins. O britânico tem estado impecável nos CRI ao longo do ano, e o seu 2º lugar no prólogo é indicação disso mesmo. Espera-se também grande luta por parte do vencedor do Tour do ano passado Cadel Evans, que pode assentar melhor neste perfil de CRI.

Outros homens importantes que não vão querer acabar a etapa fora do top10 são Denis Menchov e Vincenzo Nibali, ambos estão numa boa posição para lutar por um lugar no top5. Existem grandes expectativas para ver o que faz o companheiro de Wiggins na Sky, Christopher Froome. Depois do 2º lugar na Vuelta de 2011 e da performance na 7ª etapa, Froome ainda é um candidato a um lugar no pódio.

Expectativas também para a performance do camisola branca Rein Taaramae, que está na 10ª posição. Ciclistas perto do top 10 a ter em atenção são Janez Brajkovic, Andreas Kloden, Levi Leipheimer e o próprio Rui Costa.

Ordem de saída de ciclistas importantes


09:09 Gustav Larsson (Vacansoleil-DCM)
09:21 Luis León Sánchez (Rabobank)
10:03 Lieuwe Westra (Vacansoleil-DCM)
10:11 David Millar (Garmin-Sharp)
10:41 David Zabriskie (Garmin-Sharp)
10:53 Bert Grabsch (Omega Pharma-Quick Step)
10:57 Tony Martin (Omega Pharma-Quick Step)
12:51 Sergio Paulinho (Saxo Bank-Tinkoff Bank)
13:54 Fabian Cancellara (RadioShack-Nissan)
14:15 Sylvain Chavanel (Omega Pharma-Quick Step)
14:18 Alejandro Valverde (Movistar)
14:33 Jérome Coppel (Saur-Sojasun)
14:36 Michele Scarponi (Lampre-ISD)
14:39 Levi Leipheimer (Omega Pharma-Quick Step)
14:42 Pierre Rolland (Europcar)
14:45 Andreas Kloden (RadioShack-Nissan)
14:48 Ivan Basso (Liquigas-Cannondale)
14:51 Tejay Van Garderen (BMC)
14:54 Janez Brajkovic (Astana)
14:57 Frank Schleck (RadioShack-Nissan)
15:00 Chris Horner (RadioShack-Nissan)
15:03 Thibaut Pinot (FDJ-BigMat)
15:06 Rui Costa (Movistar)
15:09 Tony Gallopin (RadioShack-Nissan)
15:12 Rein Taaramae (Cofidis)
15:15 Nicolas Roche (Ag2r-La Mondiale)
15:18 Jurgen Van den Broeck (Lotto-Belisol)
15:21 Maxime Monfort (RadioShack-Nissan)
15:24 Chris Froome (Sky)
15:27 Haimar Zubeldia (RadioShack-Nissan)
15:30 Denis Menchov (Katusha)
15:33 Vincenzo Nibali (Liquigas-Cannondale)
15:36 Cadel Evans (BMC)
15:39 Bradley Wiggins (Sky)



A transmissão televisiva começa às 13:00, podendo acompanhar a etapa na Eurosport por volta da mesma hora, com o final previsto para as 16:30. A partir das 14:30, os homens do top20 entram em ação.

2 comentários:

  1. Bom Post! Boa sorte com resta do blog.. aproveita e visita-nos em: http://visao-desportiva.blogspot.pt/ ;) e mete like na nossa página do facebook sff :D já pôs na tua ;) fica bem..

    ResponderEliminar