Comunicação

O nosso email: pontonodesporto@hotmail.com

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Mark "Missile" Cavendish vence etapa 18 do Tour de France



Mark Cavendish (Sky) venceu a 18ª etapa do Tour de France com um sprint explosivo e imbatível que deixou toda a concorrência a metros de distância. Matthew Goss acabou em 2º e Peter Sagan fez 3º. A etapa de hoje era uma etapa longa de 222.5 km em terreno acidentado e foi feita a um ritmo bem elevado. Alguns elementos da fuga do dia, onde chegou a incluir Rui Costa, resistiram até aos últimos 500 metros, mas foi Cav a vencer de forma impressionante. Bradley Wiggins, que ajudou a lançar o sprint do companheiro nos 1500m finais, continua de amarelo em direção ao contrarrelógio individual de amanhã.

A Etapa


A etapa nº 18 do Tour de France levou os ciclistas de Blagnac a Brive-la-Gaillarde, num percurso acidentado de 222.5 km. Era uma etapa de transição e com poucas dificuldades, quando comparado com as etapas anteriores, mas longa e era a última oportunidade para muitas equipas de  alcançar uma vitória na Grande Boucle.

O início da etapa desenrolou-se num ritmo muito elevado com várias tentativas de fugas, mas sem sucesso. Ao km 20 seis ciclistas isolavam-se na frente, que incluía Michael Morkov e Julien Simon, mas o pelotão não os deixava ganhar muita vantagem e ao km 50 os ciclistas fugidos voltavam a inserir-se no pelotão.

Na primeira contagem de montanha do dia os ataques e contra-ataques eram contínuos na tentativa de formar a fuga certa. Somente ao km 70 a fuga do dia consegui ser formada com 16 elementos, com nomes importantes como Rui Costa, Michael Albasini, Edvald Boasson Hagen e Alexander Vinokourov. Na zona de abastecimento ao km 84 a vantagem da fuga era de 3’15.

Contudo, no pelotão havia um trabalho de várias equipas com o intuito de controlar a vantagem da fuga, que nunca ultrapassou durante a etapa os 3’30 alcançados no sprint intermédio. Na primeira contagem de 4ª categoria foi Albasini a passar em 1º lugar (na contagem de montanha anterior tinha sido Nick Nuyens), enquanto a vantagem da fuga ia lentamente diminuindo.

A etapa foi desenrolando-se sem incidentes, exceto algumas quedas no pelotão com poucas consequências, e com 50 km para a meta a vantagem do grupo da frente estava reduzida a 1’40. Sobre o olhar do presidente francês François Hollande, que acompanhava o Tour no carro da organização que seguia os homens da frente, os ataques entre os fugitivos começavam a acontecer na segunda contagem de 4ª categoria do dia. No topo, foi Yukiya Arashiro a passar em 1º lugar com 1’30 de vantagem para o pelotão.

Os ataques foram se sucedendo e a 20 km da meta, Vinokourov, Luca Paolini e Adam Hansen lideravam isolados a corrida. Mas, o pelotão estava muito próximo de alcançar os homens da frente que na entrada da última contagem de montanha do dia tinham 30 segundos de vantagem. No topo da 4ª categoria foi Vinokourov a passar em primeiro com 10 segundos de vantagem para o pelotão.

Entretanto na frente juntava-se Nicolas Roche, Luis Leon Sanchez e Andreas Kloden e o sexteto mantinha uma vantagem de 10 segundos para o pelotão liderado pela Sky e pela Liquigas com 5 km para a meta. Wiggins era o ciclista a liderar o pelotão nos últimos 2000m com Boasson Hagen na sua roda, seguido de Cavendish. Com a última curva a 600m da meta, parecia que a fuga ia resistir com Roche e Sanchez a iniciarem o seu sprint, mas um estrondoso Cavendish saltou de longe e acabou por vencer a etapa com metros de vantagem para toda a concorrência.

As Classificações


Não houve alterações significativas na classificação geral, apesar dos ataques de Kloden e Roche, que só renderam 4 segundos. Bradley Wiggins mantém a camisola amarela, Peter Sagan mantém a camisola verde, Thomas Voeckler mantém a camisola das bolinhas e Tejay Van Garderen mantém a camisola branca.


Classificação da etapa:
1.           Mark Cavendish (GBr) Sky – 4:54:12
2.           Matthew Goss (Aus) Orica GreenEdge – s.t.
3.           Peter Sagan (Svk) Liquigas-Cannondale – s.t.
4.           Luis Leon Sanchez (Esp) Rabobank – s.t.
5.           Nicolas Roche (Irl) Ag2R La Mondiale – s.t.
6.           Tyler Farrar (USA) Garmin – Sharp – s.t.
7.           Borut Bozic (Slo) Astana – s.t.
8.           Sèbastien Hinault (Fra) Ag2R La Mondiale – s.t.
9.           Daryl Impey (RSA) Orica GreenEdge – s.t.
10.        Samuel Dumoulin (Fra) Cofidis – s.t.
45.        Rui Costa (Por) Movistar – 0:00:12
68.        Sérgio Paulinho (Por) Saxo Bank-Tinkoff Bank – 0:00:16

Classificação geral:
1.           Bradley Wiggins (GBr) Sky – 83:22:18
2.           Christopher Froome (GBr) Sky – 0:02:05
3.           Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale – 0:02:41
4.           Jurgen Van Den Broeck (Bel) Lotto Belisol – 0:05:53
5.           Tejay Van Garderen (USA) BMC – 0:08:30
6.           Cadel Evans (Aus) BMC – 0:09:57
7.           Haimar Zubeldia (Esp) RadioShack-Nissan – 0:10:11
8.           Pierre Rolland (Fra) Europcar – 0:10:17
9.           Janez Brajkovic (Slo) Astana – 0:11:00
10.        Thibaut Pinot (Fra) FDJ-Big Mat – 0:11:46
18.        Rui Costa (Por) Movistar – 0:29:51
51.        Sérgio Paulinho (Por) Saxo Bank-Tinkoff Bank – 1:40:13       

Sem comentários:

Enviar um comentário