Comunicação

O nosso email: pontonodesporto@hotmail.com

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Antevisão do Tour: Etapa 18



A etapa nº 18 do Tour de France leva os ciclistas por um percurso de 222.5 km de Blagnac a Brive-la-Gaillarde. Os ciclistas deixam os Pirenéus pelas costas e dirigem-se para norte em direção a Paris. A etapa decorre principalmente em terreno acidentado e ainda inclui algumas contagens de montanha, quatro no total do dia de hoje. Uma etapa de transição que não deverá apresentar muitos incidentes, mas é para os ciclistas que não são bons sprinters nem bons contrarrelogistas o último dia para poderem tentar a vitória.

O Percurso


Os primeiros 85 km são feitos quase na sua totalidade em terreno plano. Até à zona de abastecimento, situada ao km 84, os ciclistas passam apenas por uma muito pequena subida ao km 36 e por uma contagem de 3ª categoria, Côte de Saint-Georges (1 km a 10.3%), ao km 68.

Do km 90 em diante, os ciclistas entram em estradas mais acidentadas com pequenas subidas e descidas ao longo do percurso. Ao km 115 os ciclistas encontram o sprint intermédio. Com 4 rotundas entre os 1500m e os 1000m finais e com o último km em subida, este sprint está longe de ser acessível. Contudo, a classificação por pontos está praticamente arrumada e será surpreendente se virmos alguém ainda a discutir os pontos neste sprint.

Logo de seguida, os ciclistas passam por uma 4ª categoria, Côte de Cahors (1km a 7.8%), e continuam por terrenos acidentados, passando por pequenas subidas não categorizáveis. Os ciclistas encontram ao km 180 mais uma 4ª categoria, Côte de Souillac (2.2km a 4.7%), e a última contagem de montanha do dia ao km 212, Côte de Lissac-sur-Couze (1.9km a 5.7%). A partir desse ponto são 10 km até à em terreno relativamente plano.

O Final


Como mencionei anteriormente, o final é relativamente plano, com os últimos 2500 metros a serem feitos em ligeira descida, por isso espera-se uma chegada rápida à linha de meta. Os km finais também não são sem os seus perigos. Uma curva à direita a 2700m, curva e contracurva apertadas com passagem por baixo de uma ponte de linhas de comboio já dentro dos últimos 2000m e ainda uma curva à direita a 90º antes da reta da meta de 600m feita numa estrada com largura de 6.50m

Os Favoritos


Hoje é, para muita boa parte do pelotão, o último dia para almejar uma vitória em etapa. A etapa é longa e feita em percurso acidentado e como se viu na etapa 15, as equipas dos sprinters, nomeadamente a Lotto Belisol e a Orica GreenEdge, não estão muito interessadas ou com muitas forças para perseguir e controlar as fugas. Por isso, a não ser que a fuga seja composta por 3/4 elementos, os fugitivos do dia vão ter grandes probabilidades de discutir entre eles a vitória na etapa.

Já que dificilmente vão poder discutir a etapa ao sprint, a Lotto e a Orica podem tentar a vitória colocando homens na fuga, como por exemplo Lars Bak, Michael Albasini ou Simon Gerrans. Sem os sprinters principais, a Argos pode lançar hoje Koen de Kort na fuga. Arthur Vichot por parte da FDJ é também uma boa aposta.

Enquanto quase todas as classificações têm um vencedor garantido, o prémio da super combatividade ainda está por decidir. Michael Morkov parece ser o melhor candidato a vencer o prémio (lembre-se das 3 fugas consecutivas do dinamarquês na 1ª semana), mas com Thomas Voeckler tão ativo nas etapas de montanha, os organizadores podem estar ainda com dúvidas sobre quem merece o prémio em Paris. Por isso, não será surpreendente ver Morkov outra vez na fuga do dia, de modo a garantir que seja ele o vencedor na capital francesa.

Entre os homens da classificação geral não haverá movimentações, exceto a possibilidade remota dos dois franceses Pierre Rolland e Thibaut Pinot tentarem ganhar algum tempo de modo a consolidarem a sua posição no top10, visto que que são ambos péssimos no contrarrelógio e no dia de amanhã vão certamente perder tempo para todos os seus rivais.



A transmissão televisiva começa por volta das 13:00, podendo acompanhar a etapa na Eurosport à mesma hora, com o final da etapa previsto entre as 15:15 e as 15:45. A última hora de corrida será a mais emocionante com a decisão do vencedor da etapa.

Sem comentários:

Enviar um comentário